domingo, 6 de julho de 2008

Chow-chow

Curiosidades

Esta esplêndida raça, conhecida como Spitz Chinês em alguns países, está sendo muito difundido em todo o mundo. O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público. É um cão que também é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, é ótimo caçador de presas selvagens, além de um incansável cão de tração.É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto. Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros
e pequenos, preferencialmente amendoados. As orelhas, pequenas, são grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa.A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.A altura mínima para a raça é de, cerca de, 45 cm., entretanto o a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto.
Temperamento
Normalmente mantido como um cão de companhia, o Chow Chow tem uma reputação de ser uma raça teimosa e independente e às vezes difícil de se treinar. Eles têm a reputação de serem agressivos, podem ser bastante indiferentes com estranhos e muito raramente não se da bem com outros cães.
Os chow chows são cães carinhosos devido a esse temperamento, muitas vezes mal interpretado, o Chow Chow, deve desde cedo, assim que liberado pelo veterinário, iniciar um trabalho de sociabilização, onde outras pessoas, cães e mesmo gatos devem fazer parte de seu convívio diário, sendo que no caso de animais, principalmente no início, a convivência deve ser supervisionada. Vale ressaltar que assim como nos seres humanos, cada animal possui seu próprio e único temperamento, que deverá ser sempre levado em consideração.

Akita

Curiosidades

A raça é originária do Japão. Sua função original era a caça e posteriormente chegou a ser usado para rinhas. Hoje o governo proíbe sua utilização em rinhas e procura manter a sua integridade.
Trata-se de um excelente cão de guarda e um ótimo companheiro, de caráter dócil e afetuoso com a sua família. No entanto, é bastante reservado com estranhos e não faz novas amizades com facilidade.
O Akita é um cão muito inteligente, tem um andar enérgico e é bastante imponente.
Possui pêlo duro, nem longo e nem curto. A pelagem exterior é dura e reta, e possui um sub-pêlo macio e abundante. A garupa e a cernelha são revestidas com um pêlo ligeiramente mais longo que o do resto do corpo. As cores são o vermelho fulvo, o sésamo (pêlos vermelhos com pontas pretas), o tigrado e o branco.
O tamanho dos machos é de 67cm, e das fêmeas é de 61cm na altura da cernelha, com tolerância de 3cm para mais, ou para menos, desde que o exemplar tenha uma boa forma geral.
Temperamento
Protetor, prudente, afetuoso e corajoso. Excelente para crianças por ser muito paciente. Late pouco, nunca late desnecessariamente, e é muito seguro de si. É possessivo com seu território, o que faz desta raça excelente guardiã, tanto de propriedades quanto pessoal. Na guarda, seu comportamento não é ostensivo, como pode-se observar nos Dobermanns, mas costuma manter-se em um local que ofereça boa visibilidade, deslocando-se apenas se achar necessário.
É muito apegado ao dono, sendo considerado "cão de um dono só", sofre muito quando abandonado e às vezes não consegue se adaptar aos novos donos. Entretanto, uma vez conquistado será um excelente guardião e companheiro por toda a vida. Precisa de ensinamento para corresponder ao controlo normal pelo chamamento do dono. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, O Akita encontra-se na 54ª posição entre as 79 pesquisadas. Seus resultados podem ser explcados pela dificuldade "natural" que tem de aceitar ordens de estranhos. Por isso, recomenda-se que desde cedo o próprio dono invista algumas horas na edução de seu cão.

Buldogue Inglês

Curiosidades

É um cão inteligente, muito doce com a sua família e fanaticamente fiel à ela. O Bulldog gosta de companhia, é afetuoso e brincalhão. Não é agressivo, há menos que seja agredido abertamente.
Muito fortes e resistentes, os Buldogues são excelentes companheiros, calmos e de fácil trato.
Em meados do século XIII eram usados para lutar com touros em rings de luta na Grã Bretanha.
Esses pequenos animais chegavam a lutar até mesmo quando estavam muito feridos, sem desistir da luta. Muito populares, os combates foram proibidos pelo governo somente no fim do século passado.
Tem uma altura baixa, no entanto é um cão largo. Sua pelagem é curta e densa. O peso varia entre 24 kg. à 25 kg. para machos e 22 kg. à 23 kg. para fêmeas.
Temperamento
Ao contrário dos desenhos animados da televisão, o Buldogue não é aquele cão malévolo, e se dá bem com humanos, inclusive crianças, e algumas vezes com outras raças. A reputação de ser feroz era verdadeira durante os tempos de rinha com touros, mas as tendências agressivas foram descruzadas deles durante os tempos da Segunda Guerra Mundial.
Bulldogs são muito amigáveis e brincalhões, enquanto também são teimosos e protetivos, características que ajudaram a fazer desta raça um dos símbolos não-oficiais do Reino Unido.