segunda-feira, 30 de junho de 2008

Boxer


CURIOSIDADES:


Nesta raça, a harmonia das formas não está separada de múltiplos dotes de inteligência e caráter. Um lindo cão de trabalho e exposição, o Boxer tornou-se muito popular nas últimas décadas, em grande parte por seu notável valor, tanto em tarefas de defesa, como de proteção. De origem alemã, o Boxer é um cão de tamanho médio e pêlo raso e robusto. De estrutura curta, quadrada e ossos fortes, o Boxer movimenta-se com vivacidade, força e nobreza. Sua pelagem é curta, reluzente, muito aderente, amarela ou tigrada. Seus olhos são castanhos, e as orelhas implantadas altas, amputadas em
ponta, discretamente longas. O caráter do Boxer é um fator muito importante. O cão deve ser fiel ao dono e a à casa inteira, vigilante, sempre alerta e desconfiado com estranhos. Em família é inofensivo, tem temperamento sereno e afetuoso durante as brincadeiras. É de adestramento fácil, e é muito leal, sem falsidade ou malícia, nem sequer na idade avançada.
Os machos medem de 57 a 63 cm., na altura da cernelha, e as fêmeas, de 53 a 59 cm. O peso deve estar de acordo com a altura do cão, ficando, em média, de 28 kg. a 30 kg.


TEMPERAMENTO:


Boxers são uma raça energética e brincalhona, e tendem a ser muito apropriados no trato com crianças, recebendo até a alcunha de Cão-Babá. Seu adestramento é recomendado em tenra idade, pois um boxer costuma ter personalidade forte, fazendo com que seu treinamento seja um pouco mais difícil depois que o cão fica adulto. O boxer é uma raça de guarda e companhia.
Boxers são cães pacientes com crianças, inteligentes, afetuosos e muito ligados aos seus donos. São considerados bons cães de guarda, desde que recebam adestramento adequado. São protetores do lar e da família, pois são territoriais ainda que de boa índole. Boxers normalmente são pacíficos mas são valorosos por suas aptidões físicas e sua fidelidade característica.
Embora o Boxer precise de exercícios para manter-se em forma, há inúmeros relatos de boxers que vivem bem em apartamentos. O ideal é que o cão tenha alguma atividade física freqüente, como passeios diários. Boxers são especialmente apropriados para exercícios como o agility e outros esportes caninos, onde se destacam através de inúmeros praticantes pelo mundo que canalizam seu temperamento brincalhão numa atividade educativa e saudável. Estas, são muito benéficas à raça como forma de "gastar" sua energia, adestrá-lo e sociabilizá-lo.
Os cães da raça boxer são cães de fácil manutenção, além de afetuosos, confiáveis, inteligentes, atléticos e fiéis.

Nenhum comentário: